Loading...

Máscara Respiratória

Previne a transmissão de agentes infeciosos.

Máscaras Respiratórias

É uma máscara descartável para proteção das vias respiratórias comuns com índice de proteção de ≥94%, sendo este, bastante superior ao das máscaras convencionais.

Como utilizar a máscara de proteção respiratória?

Esta máscara permite o ajuste ao rosto com a utilização de elásticos e um ajuste metálico que se ajusta ao nariz. Estes devem ser ajustados para que a máscara descartável fique justa ao rosto, permitindo assim uma maior proteção.

Porque é uma máscara descartável?

Porque o filtro só garante uma proteção de aproximadamente 8 horas, após a sua utilização deve ser colocada no lixo.

Notas finais

A humidade reduz a efectividade das máscaras descartáveis com filtro de proteção. Estas máscaras garantem uma proteção de aproximadamente 8 horas.


Máscaras de proteção respiratória auto filtrantes

Estas máscaras são também denominadas tecnicamente por semi-máscaras de proteção respiratória auto filtrante e destinam-se a ser usadas para proteção dos utilizadores contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua saúde ou a sua segurança, sendo enquadradas como equipamentos de proteção individual.

A norma EN 149:2001+A1:2009 aplicável aos aparelhos de proteção respiratória filtrantes (APR), nomeadamente aos chamados “respiradores” ou “semimáscaras autofiltrantes”, classifica estes equipamentos em FFP1, FFP2 e FFP3, tendo em consideração a sua eficiência de filtração e a sua fuga máxima para o interior (FFP3> FFP2> FFP1).

FFP

KN95, N95 e FFP2 qual a diferença?

As máscaras KN95 ou N95 têm características de desempenho equivalentes ás FFP2, desde que devidamente certificadas por entidades reconhecidas, embora diferentes conforme o país de fabrico.
As iniciais FFP no nome FFP2 significam “Filtering Face Piece”, e essas máscaras fornecem uma filtragem muito eficaz de micropartículas perigosas, razão pela qual são usadas em ambientes que apresentam um alto risco de contágio.
A certificação dessas máscaras varia de acordo com seu local de origem.
Certificação Europeia, Americana e Chinesa
No mercado existem três tipos principais de máscara facial com filtro no mercado:
• Máscaras FFP2 com certificação europeia (norma EN 149: 2001 + A1: 2009)
• Máscaras N95 com certificação americana (norma NIOSH-42CFR84)
• Máscaras KN95 com certificação chinesa (norma GB2626-2006)

KN95, N95 e FFP2 e os diferentes métodos de teste

Embora o objetivo geral seja o mesmo ou seja certificar a capacidade real dos dispositivos de proteger as pessoas da inalação de substâncias ou partículas potencialmente prejudiciais, cada um dos três padrões que certificam a filtragem de máscaras faciais é diferente dos outros. As diferenças estão nos métodos adotados para testar os dispositivos. Assim, dependendo do tipo de teste realizado, os requisitos e condições de teste podem, portanto, variar.

Diversidade de portfólio para entrega imediata:

KN95

KN95

KN95 KIDS

KN95 KIDS

FFP2

FFP2

FFP3

FFP3